Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Aquí vamos a meter todos los tutoriales que desarrollen nuestros usuarios.
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Lucialima » 09 Abr 2013 13:19

Gente linda, será que alguém pode dar-me uma ajuda? Estou confusa... Espero conseguir expressar claramente a minha dúvida, pois eu sei bem que às vezes não é fácil a compreensão duma língua estrangeira. Agradeço desde já o vosso tempo e a vossa ajuda.

Sempre fiz os meus sabões (todos de castela até agora, e muito apreciados) com a ajuda da calculadora, e sempre tive claro o conceito de sobreengrasado. Recentemente pediram-me um sabão com aloe vera e optei por fazê-lo através do método a quente no próprio calor, que conheci através do sabão da Ade e que já tinha sido explicado pela Neo (obrigada ao Mendru por ensinar este método e à Ade e à Neo por partilharem).

A minha dúvida é a seguinte: neste método, deve-se formular o sabão com um SE de 0%, e após a devida gelificação, junta-se os azeites e óleos para o valor de SE desejado, bem como os restantes aditivos. Ora bem, vamos supor que quero 300 gr. de oliva com SE de 0%, e um SE final de 8%. Fazendo as contas, com uma regra de três simples, temos que 300 x 8/100 = 24. Assim, faço o sabão com os 300 gr de oliva e após a gelificação, coloco mais 24 gr, para assim obter o SE de 8%. No entanto, supondo que tenho uma quantidade limitada de oliva, num total de 324 gr, tenho que calcular apenas 8% desse total, para usar como SE positivo; o restante azeite terá um SE de 0%. Fazendo as contas, temos 324 x 8/100 = 25,92. Descontando este valor, que corresponde ao SE de 8%, obtenho 324 - 25,92 = 298,08. Ou seja, os valores não coincidem. Qual a quantidade de azeite que devo colocar, para um SE de 0%? 300 ou 298,08? A minha dificuldade tem a ver com o facto da calculadora fazer o cálculo directo do SE desejado, com base na totalidade dos azeites usados, coisa que sempre me foi útil, mas agora está a fazer-me uma grande confusão (pois pelo que percebi do método a quente no próprio calor, devo usar a calculadora para calcular o SE a 0% e calcular eu própria a quantidade de azeite necessário para o SE de 8%). Ou será que estou a fazer as contas erradas? Será que alguém pode dar-me uma ajuda, por favor?
Avatar de Usuario
Maribel.
Divinidad jabonil
Mensajes: 9802
Registrado: 16 Ene 2009 22:23
Ubicación: 28015 Madrid
Agradecido : 197 veces
Agradecimiento recibido: 1043 veces
Contactar:

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Maribel. » 09 Abr 2013 14:04

Es mucho más fácil de lo que tu planteas. Pon en la calculadora los 300 gr de aceite de oliva, y en el cuadro del sobreengrasado, quita el 8% y pon el 0% . La fórmula queda así
Pincha aquí para ver la fórmula en la calculadora

y luego le añades al final del proceso en caliente los 24 gr de aceite para el sobreengrasado.

No estoy muy segura de cual era tu duda, pero creo que las diferencias entre los dos cálculos que tu haces a mano se deben a que la calculadora redondea y no tiene en cuenta los decimales al calcular.
Antes solía llamarme Marina.....
Mi blog
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Lucialima » 10 Abr 2013 13:32

Maribel, obrigada pela resposta. Mas continuo com a mesma dúvida... Vou tentar expô-la, novamente.

Eu sei trabalhar com a calculadora, e sei que posso alterar os valores de SE para o desejado, e a calculadora indica a quantidade de soda que necessito. Se eu fizer como você me indica, basta-me colocar 300 gr de azeite na calculadora com SE a 0% para obter a soda necessária, e depois juntar 24 gr de azeite para o SE de 8% (8% de 300 gr são 24 gr). Mas eu quero fazer o processo contrário: tendo uma quantidade total de azeite (que serão 324 gr, para ver se as contas coincidem), tenho que primeiro descontar 8% que irá corresponder ao SE positivo que desejo, e depois coloco a quantidade restante na calculadora, para obter a soda necessária. Mas o problema é que 8% de 324 (o meu total de azeite, que no caso anterior inclui o SE a 8%) são 25,92 gr, o que me dá um restante de 298,08 gr de azeite (para o SE a 0%). Ou seja, colocar 300 gr de azeite e calcular mais 8% é diferente de subtrair 8% de 324 gr. O que me fez confusão foi isso, foi tentar perceber se eu estava a fazer correctamente as contas, porque eu desejo usar apenas 300 gr de azeite para o SE a 0%, e as contas não coincidem...

A minha dificuldade tem a ver com o facto de eu ter necessidade de usar este método com uma quantidade total de azeites, e ter que calcular o valor de SE que deve ficar a 0%. Se nos exemplos que dei, as contas não coincidem, o que me garante que estarei a fazer um sabão devidamente formulado? Não é desta forma, com uma regra de três simples, que se calcula o valor de SE positivo? Onde é que eu estou aqui a falhar?

Será que agora consegui explicar-me claramente? Alguém pode ajudar-me, por favor?
chiquitilla
forof@
Mensajes: 157
Registrado: 10 Nov 2011 16:26
Ubicación: Málaga
Agradecimiento recibido: 1 vez

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por chiquitilla » 10 Abr 2013 14:34

Es que tienes que restar los 24 gr de aceite de los 300, vamos es lo que creo y después añadirlos en el sobreengrasado
chiquitilla
forof@
Mensajes: 157
Registrado: 10 Nov 2011 16:26
Ubicación: Málaga
Agradecimiento recibido: 1 vez

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por chiquitilla » 10 Abr 2013 14:38

Acabo de comprobarlo 300 gr de oliva al 8% de sobreengrasado necesita la misma sosa que 276 gr al 0%, pensando en que esa era tu duda, porque realmente no estoy segura si era eso lo que preguntabas, si no es así perdona mi intromisión. :beso:
Sosita
forof@
Mensajes: 164
Registrado: 04 Nov 2012 10:09
Ubicación: Galicia
Agradecimiento recibido: 2 veces

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Sosita » 10 Abr 2013 16:11

Lucialima, estás a liarte un pouco... :)
Non pode ser a mesma cantidade se calculas o oito por cento de 300 que se o calculas de 324.
Lóxicamente o oito por cento dunha cantidade maior será maior...
Se tes 300 gr. de azeite e é iso o que queres usar: 300 gr. terás que calcular o "oito por cento de 300" = 24 gr., descontar os 24 gr e engadilos despois na traza.
A sosa que da a calculadora é 37,4 para facer eses 300 ao SE 8%
Se restas 24 gr. a 300 tes 276gr cun SE 0%
E se metes 276 gr de azeite na calculadora ao 0% SE date 37,4 gr de sosa, exactamente a mesma cantidade. Sen erros... Saúdos.
Avatar de Usuario
Lucialima
forof@
Mensajes: 238
Registrado: 13 Oct 2012 13:02
Ubicación: Lisboa

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Lucialima » 10 Abr 2013 17:21

Chiquitilla, Sosita, obrigada pelas vossas respostas.

Chiquitilla, não é intromissão nenhuma, todas as intervenções feitas podem ajudar a esclarecer as dúvidas. Obrigada por ter contribuído. :beso:

Sosita, agora até me sinto envergonhada... :oops: :oops: Fiquei tão bloqueada com as contas, que não me dei conta da lógica de que a percentagem de uma quantidade maior terá mesmo que ser maior que a percentagem duma quantidade menor... :oops: :oops: Parece que estava hipnotizada, e você teve o dom de me tirar desse estado hipnótico! ;) :D Obrigada!

:beso: :beso: para todos, perdoem a minha confusão e obrigada por terem tido paciência comigo!
de la Rosa
incipiente
Mensajes: 11
Registrado: 19 Abr 2013 19:34
Ubicación: Buenos Aires
Contactar:

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por de la Rosa » 19 Abr 2013 20:12

Debo decirte preciosa... QUE ME HAS ACLARADO LA VIDA!
Tu explicación "de por casa" pues ha hecho de mi que no entiendo nada de nada una pequeña luz en este mundo jabonero.
Gracias.
[color=#BF00BF][i][size=150]de la Rosa[/size][/i][/color]
cosmética natural, libre de crueldad y ecoamistosa
www.facebook.com/delarosa.cosmeticos
www.twiter.com/dlrosacosmetica
http://delarosacosmeticos.blogspot.com.ar
SANTY
incipiente
Mensajes: 12
Registrado: 17 May 2013 20:40
Ubicación: sevilla

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por SANTY » 22 May 2013 13:20

TENGO UNA TERRIBLE DUDA........
ese 8% de sobre engrasado,es el 8% del peso total del jabon?? o del peso total de la mezcla de aceites
Avatar de Usuario
Maribel.
Divinidad jabonil
Mensajes: 9802
Registrado: 16 Ene 2009 22:23
Ubicación: 28015 Madrid
Agradecido : 197 veces
Agradecimiento recibido: 1043 veces
Contactar:

Re: Manejando el sobreengrasado (temas unidos)

Mensaje por Maribel. » 22 May 2013 15:34

Es un 8% del peso de los aceites. La calculadora lo que hace, en vez de añadir aceite, reduce un 8% de la cantidad de sosa
Antes solía llamarme Marina.....
Mi blog
Responder

¿Quién está conectado?

Usuarios navegando por este Foro: No hay usuarios registrados visitando el Foro y 5 invitados